A GRANDE TESTEMUNHA

By | maio 25, 2020 Leave a Comment

LANÇAMENTO: 25 de Maio de 1966
DIRETOR: Robert Bresson
ROTEIRO: Robert Bresson
ELENCO: Anne Wiazemsky; François Lafarge; Philippe Asselin; François Sullerot...




SINOPSE: Balthazar é um burro constantemente explorado, que passa de dono em dono. Sua existência é triste e dura, e muitas vezes ele é maltratado. Através da convivência com o homem, ele pode ver todos os aspectos bons e maus do ser humano.

AUTORA do TEXTO: Nana Pelissari

Do notável diretor francês Robert Bresson, "A Grande Testemunha" (1966) é uma experiência fora do comum e intrigante. De forma magistral, o filme nos coloca sob um ponto de vista peculiar e somos inseridos numa narrativa que a figura principal é um burrinho. Presenciamos a saga de Baltazar, um protagonista passivo e eleito ao acaso como aponta o título original, testemunhando, assim como ele, os acontecimentos, experimentando a mesma perspectiva do animal, num recorte cru e sem filtros.


Quase sempre com um enquadramento desconfortável, contribuindo com a construção desse ambiente de observação particular, o espectador absorve a ação dos homens numa distância aparentemente desprovida de pessoalidade, mas insuficiente para deixar de perceber as dores e as violações sofridas.  Acompanhamos a vida do burrico desde novinho até seu último dia, juntamente com o decorrer da vida de sua primeira dona - a menina da família que possuía o burrinho. O sofrimento permeia a vida de ambos, cada um com seu fardo e suas dores. O protagonista não possui uma carga emocional, mas ele sente, não possui uma conexão sentimental com as pessoas a sua volta, mas enxergamos seu olhar melancólico.


A emoção vivenciada é atípica, o drama emana da cinematografia seca e fria, com atuações amadoras tão passivas quanto à presença do burrinho. Soube que os atores escolhidos eram, até então, não profissionais, coisa que, moldada pelas mãos do diretor, favoreceu o estilo que ele propôs. Trágico, mostra como a vida pode ser determinantemente cruel - sem sentido ou explicação, apenas acontece. Um filme único e essencial, que deve ser assistido.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: